Distribuidor Oficial Stanley/Stella
0

teefactory.pt

O seu fornecedor mais completo de têxtil personalizado desde 1981.

info@teefactory.pt :: 800 784 686 (chamada gratuita)

Como lavar roupa personalizada?

A nossa peça favorita pode sair da máquina de lavar estragada se não prestamos atenção aos símbolos de lavagem, secagem e cuidado. O processo de como lavar roupa personalizada é básico para prolongar a vida das suas peças e que as mesmas se mantenham em condições perfeitas.

Esta guia explica como cuidar a sua roupa estampada para que dure perfeita mais tempo!

Separe as peças por cores

Não se misturam as cores, têm de ir sempre separadas segundo a cor. Este primeiro passo evita que juntemos t-shirts brancas com t-shirts de cor, evitando surpresas desagradáveis de peças desbotadas. Os produtos de cor branca irão perdendo a cor original, e o mais provável é que a cor se apague ou fique em tom amarelado.

Tome nota de como separar a roupa seguindo esta simple pauta:

  • Roupa branca
  • Roupa clara: cinza, bege e cores pastel (rosa pálido, azul céu, …)
  • Roupa escura: preto, azul marinho ou castanhos.
  • Cores chamativos: vermelho, verde ou azul.

Se por força maior ou deseja misturar cores, lave sempre em água fria, como máximo até 30º. Desta maneira reduzimos os danos nos tecidos.

As t-shirts e sweatshirts sempre são contrário

Colocar a roupa ao contrário antes de lavar permite de forma simples, proteger o estampado de uma t-shirt e promovendo à sua durabilidade e qualidade de impressão, porque evita o roce contínuo com o tambor e com o resto das peças.

Recomendamos-lhe a colocar as t-shirts, sweatshirts ou polos ao contrário no cesto da roupa suja para evitar posteriormente a ter que revisar peça por peça quando coloca na máquina de lavar ;)

Programa de água fria ou baixa temperatura

As temperaturas de lavagem altas são um dos piores inimigos das t-shirts de algodão. Normalmente fazem com que o tecido encolha mais do normal e debilitam as fibras.

A melhor opção e menos arriscada é realizar ciclos de até 30º. As peças estampadas não se lavam da mesma forma que as peças sem personalização. Para a roupa escura, aconselhamos que lave em programa de água fria.

No caso dos sacos de tecido é melhor lavar-las à mão e evitar a máquina de lavar.

Qual é a combinação correta. Sabão, amaciador ou lixívia?!

O uso correto dos produtos de lavagem influencia no cuidado das t-shirts personalizadas.

  • O sabão: escolha um que seja neutro, e o menos abrasivo possível. Pode também optar por um sabão ecológico e um especial para a roupa de cor ou preta.
  • O amaciador: coloque pouca quantidade deste produto, porque abusar do mesmo deixará a roupa mais rígida e com pouca mobilidade. Tenha em conta também o que indica o fabricante.
  • A lixívia: é um produto útil para branquear t-shirts brancas que se tenham colocado amarelas, mas tenha em atenção que se as t-shirts estão estampadas podem estragar toda a impressão. Atualmente existem branqueadores menos abrasivos, como o oxigénio ativo.

Secagem ao ar livre

Usar uma secadora é muito tentador. É prático e rapidamente a roupa está toda limpa, seca e preparada para guardar no armário, mas no caso de algumas peças, como as t-shirts, camisas, sweatshirts ou polos, não lhe aconselhamos.

A secagem ao ar livre sem luz direta do sol, garante que a forma, corte e cor original da sua roupa se mantenha por mais tempo. A secadora pode dar como resultado uma peça encolhida, deformada ou descolorida, causada pela grande quantidade de calor que este electrodoméstico aplica sobre os tecidos.

Em invierno, evite secar a roupa no aquecedor. O calor intenso pode deformar e descolorir o algodão e os tecidos mistos.

Coloque as suas t-shirts, camisas e sweatshirts em cabides, para evitar ter que pranchar ou ter marcas das molas na roupa. Se usa molas, coloque a roupa ao contrário para que as marcas sejam menos visíveis.

Um conselho: use cabides de madeira em lugar de alumínio ou plástico para guardar a sua roupa, para que a roupa não tenha tendência a cair com tanta frequência.

Passar a ferro

Como já mencionamos, aconselhamos-lhe a aplicar baixas temperaturas sobre as peças impressas ou bordadas, a temperaturas entre 100 e 160ºC, sempre com a peça ao contrário e evitando o uso de vapor.

E não se esqueça, que não passe nunca com o ferro sobre a estampação! Pode estragar tanto a peça como o ferro.

Símbolos de lavagem

Em caso de dúvida, sempre pode consultar a etiqueta da peça para verificar as recomendações do fabricante. Abaixo explicamos-lhe o significado dos símbolos mais comuns. Para mais informações siempre podéis acudir a la etiqueta de la ropa para consultar las recomendaciones del fabricante para cuidar la prenda. Aquí tenéis el significado de los símbolos de lavado más comunes.

    Lavar máximo a 30ºC
    Lavar máximo a 30ºC

    E se possível, nunca mais de 30ºC, dado que permite prolongar a ‘vida’ da sua roupa personalizada.

    Não utilizar lixívia
    Não utilizar lixívia

    Utilizar sempre sabões suaves, não abrasivos e amaciador em pouca quantidade.

    Ferro a temperatura média
    Ferro a temperatura média

    Sem vapor e sempre com a peça ao contrário, e se possível com um pano que proteja o estampado.

    Não lavar a seco
    Não lavar a seco

    Os produtos de lavagem a seco não são indicados para lavar t-shirts, sweatshirts ou polos de algodão.

    Não usar secadora
    Não usar secadora

    O calor intenso e prolongado da secadora pode estragar tanto o tecido como o estampado da peça.

    Secagem ao ar livre
    Secagem ao ar livre

    Logo que a lavadora acabe deve estender a roupa ao contrário e ao ar livre, mas nunca diretamente à luz do sol.

    Os símbolos de lavagem da roupa são internacionais?

    Os símbolos das etiquetas de roupa seguem um standard mundial e são reconhecidos a nível internacional. Estes símbolos dão uma grande informação sobre o cuidado apropriado para cada têxtil. E estão destinados tanto a consumidores finais como a profissionais.

    Em norma geral, esta guia de cuidado de têxtil personalizado serve para a maioria das peças e métodos de estampação, mas sempre deve ter em conta que os conselhos de lavagem podem variar dependendo do tipo de peça e do tecido: algodão, poliéster, modal, lycra, viscose… Em caso de dúvida, verifique a informação da etiqueta interna da peça.

    Uma longa ‘vida’ à sua roupa favorita!!

    Esta página web utiliza cookies para analisar a navegação dos utilizadores. Aceptar