Distribuidor Oficial Stanley/Stella
0

teefactory.pt

O seu fornecedor mais completo de têxtil personalizado desde 1981.

info@teefactory.pt :: 800 784 686 (chamada gratuita)

Glossário Têxtil da Teefactory / Fair Wear

O que é o certificado fair wear?

O que é o certificado fair wear?

A certificação Fair Wear garante que as condições e direitos dos trabalhadores, bem como as práticas de comércio justo, foram respeitadas ao longo de toda a linha de produção de uma peça de vestuário. Salário vivo, livre escolha de emprego, sem exploração de crianças ou discriminação no trabalho, horários de trabalho adequados, liberdade de associação e segurança.

Em suma, é um certificado baseado na ética do trabalho. As marcas que são membros da Fair Wear estão a trabalhar para um futuro melhor.

Os 8 Padrões de Fair Wear

Para se tornar membro da Fair Wear, as marcas devem respeitar o Código de Práticas Laborais (Normas Laborais) que se baseia principalmente em 8 normas estabelecidas pelas Convenções da OIT e pela Declaração dos Direitos Humanos da ONU. 

Estas são as 8 normas ou padrões:

  1. Livre escolha de trabalho: o trabalho forçado é totalmente proibido.
  2. Liberdade de expressão e de negociação colectiva através de sindicatos, etc. Caso seja proibido pela lei do país onde se encontra a fábrica, a empresa deve fornecer meios paralelos.
  3. Não-discriminação. Deve haver igualdade de oportunidades independentemente do sexo, raça, cor, religião, filiação, nacionalidade, origem social, etc.
  4. Não ao trabalho infantil. O trabalho de crianças com menos de 15 anos ou com idade inferior à escolaridade obrigatória não deve ser utilizado. Os menores entre os 15 e 18 anos de idade não podem realizar trabalhos prejudiciais para a sua saúde, moral ou segurança. Qualquer forma de escravatura é totalmente proibida.
  5. Salário digno. Devem cumprir pelo menos os padrões mínimos estabelecidos pela indústria e também cobrir as necessidades básicas dos empregados e das suas famílias + rendimento discricionário. Também enfatiza a necessidade de comunicar claramente aos trabalhadores informações sobre os seus salários. As deduções disciplinares são proibidas.
  6. Horário de trabalho razoável. De acordo com as leis e normas da indústria. Não mais de 48 horas por semana podem ser trabalhadas numa base regular. Mínimo 1 dia de folga por semana. Máximo de 12 horas extraordinárias voluntárias por semana, numa base ocasional e com um suplemento especial.
  7. Condições de trabalho seguras. O ambiente de trabalho deve ser seguro e higiénico. Devem ser implementadas medidas de prevenção de acidentes e medidas para evitar riscos sanitários. É proibido o abuso físico, punição, assédio ou intimidação.
  8. Relação de emprego juridicamente vinculativa. Os regulamentos de emprego não podem ser evitados através de acordos de aprendizagem sem uma intenção real de transmitir competências à pessoa contratada.
Membros do Fair Wear

Membros do Fair Wear

Para fazer parte da Fair Wear, as marcas devem cumprir todos os 8 pontos acima mencionados e também fazer um relatório anual sobre o estado e progresso das suas fábricas. A Teefactory trabalha com vários membros da Fair Wear tais como Stanley/Stella, Sol's ou B&C. 

Dependendo da pontuação obtida nos seus relatórios, Fair Wear dá-lhe um estatuto: Leader, Good, Needs improvement o Suspended. Todos os relatórios e pontuações são facilmente acessíveis no seu website.

Fair Wear: The times they are changin'

Esta página web utiliza cookies para analisar a navegação dos utilizadores. Aceptar